Caracterizada pelo desenvolvimento de aplicações e proposições de metodologias para a resolução de problemas em diversos sistemas eletroeletrônicos cujas abordagens envolvem o Processamento Digital de Sinais, Fotônica: Materiais e Dispositivos e a operação inteligente e eficiente de Smart grids.
Fotônica: Materiais e Dispositivos
Esta linha de pesquisa é dividida em três frentes:
- Investigação das propriedades de novos materiais semicondutores com potencial para aplicação em dispositivos optoeletrônicos e fotônicos;
- Desenvolvimento de processos de micro e nano fabricação, voltado para a pesquisa de novos dispositivos fotônicos;
- Estudo e implementação de técnicas de caracterização avançadas, para a investigação das propriedades dos novos materiais e para avaliação do funcionamento dos novos dispositivos, em que vislumbra-se aplicações para sistemas fotovoltaicos.
Os tópicos investigados dentro dessas três frentes abrangem o estudo das propriedades eletro-ópticas de novos materiais semicondutores; a simulação e otimização de micro e nano dispositivos optoeletrônicos e fotônicos; a micro e nano fabricação de novos dispositivos fotônicos; a implementação de novas técnicas de caracterização óptica, elétrica e magnética de novos materiais semicondutores e dos novos dispositivos fabricados para aplicações em micro e nano fotônica. Docentes desta linha:
- Prof. Dr. Giuseppe A. Cirino
- Prof. Dr. Helder V. A. Galeti
- Prof. Dr. Luís A. M. Barêa
- Prof. Dr. Marcio Peron Franco de Godoy
Processamento Digital de Sinais
Esta linha de pesquisa tem como objetivo realizar estudos teóricos, modelagens, análises e aplicações de técnicas para o processamento, entendimento, resgate e extração de informação de sinais de diversas fontes, que permitam a criação de modelos matemáticos e algoritmos que possam ser executados por dispositivos digitais programáveis.
As principais aplicações dentro desta linha estão orientadas ao projeto e implementação de técnicas para o processamento de sinais biomédicos, para sistemas de telecomunicações, para sistemas mecatrônicos, para Smart Grids, entre outros tipos de sistemas. Docentes dessa linha:
- Prof. Dr. André Carmona Hernandes
- Prof. Dr. Arlindo Neto Montagnoli
- Prof. Dr. Lucas Barbosa Marcos
- Prof. Dr. Roberto Santos Inoue
- Prof. Dr. Samuel Lourenço Nogueira
- Profa. Dra. Tatiana de Figueiredo P. A. Taveira Pazelli
- Prof. Dr. Valdinei Luís Belini
Smart Grids
Esta linha tem como escopo a realização de pesquisas voltadas aos sistemas elétricos de potência, porém, especificamente para smart grids. Para tanto, dispõe-se de técnicas de inteligência artificial para análise, planejamento e operação de sistemas elétricos com a inserção de fontes alternativas de energia elétrica. Portanto, o foco principal dessa linha é enviesado pelos conceitos de Smart Grids e Microgrids. Destaca-se nessa linha o forte emprego de eletrônica de potência ao processamento de energia e ao acionamento e controle de máquinas elétricas. As pesquisas realizadas no escopo dessa linha visam aprimorar as tomadas de decisão para concessionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica, usinas geradoras e ainda garantir melhor eficiência e confiabilidade aos sistemas elétricos de potência. Ainda é cabível mencionar que os consumidores residenciais, comerciais e industriais são incluídos nessa linha, devido às pesquisas que visam o gerenciamento de energia pelo lado da demanda, em que são considerados os softwares para smart meters e a transmissão de dados desses medidores às concessionárias (pesquisa feita em conjunto com a linha de Processamento Digital de Sinais). Docentes desta linha:
- Prof. Dr. Amilcar Gonçalves
- Prof. Dr. Guilherme G. Lage
- Prof. Dr. Paulo Roberto Ubaldo Guazzelli
- Profa. Dra. Tatiane Cristina da Costa Fernandes
Disponível em: << https://www.ppgee.ufscar.br/pt-br >>
© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/12/2025



Nenhum comentário:
Postar um comentário